
Dinheiro esquecido em bancos poderá ser solicitado a partir desta segunda-feira (7)
Na próxima segunda-feira (7), poderão ser solicitados os valores que, por algum motivo, foram esquecidos em bancos e instituições financeiras. Tantos as consultas, quanto as solicitações de saque seguem um calendário feito pelo Banco Central. As datas são de acordo com o nascimento da pessoa ou da empresa. Quem nasceu antes de 1968, as datas são 7 a 11 de março; já os nascidos nos anos de 1968 a 1983, devem acessar o site entre os dias 14 e 18, e quem nasceu após 1983 terão os dias 21 a 25 de março para fazer a consulta e solicitar o resgate.
A liberação dos valores será feita por fases. De acordo com o Banco Central, o valor total a ser devolvido nesta primeira fase é de R$ 4 bilhões para pessoas físicas e jurídicas. A segunda fase terá início no dia 2 de maio. A estimativa é que neste ano sejam resgatados R$ 8 bilhões.
O PASSO A PASSO
O cidadão deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br/publico/, para verificar se há dinheiro a receber. Serão solicitados apenas o CPF e a data de nascimento.
Tendo valores a receber, a pessoa receberá data e horários para consultar o valor do saldo e solicitar o resgate.
Após isso, será necessário fazer login no site www.gov.br, ou então acessar o aplicativo gov.br. A conta é a mesma utilizada para acessar serviços do INSS e carteira digital do SUS. Caso ainda não tenha cadastro, será possível fazê-lo na hora.
O próximo passo é checar o valor a receber e a instituição que realizará o pagamento. Nesse momento o cidadão também será informado sobre a origem do dinheiro, e aparecerá opções pelas quais o cliente poderá receber a quantia. Caso opte por PIX, é preciso informar uma chave: e-mail, CPF, telefone ou chave aleatória. Também será possível pedir junto ao banco, realizando contato por telefone ou e-mail, e combinar a forma de recebimento desse dinheiro.
Segundo o Banco Central, o prazo para liberação do dinheiro via PIX é de 12 dias úteis.
Cabe dizer que não haverá nenhuma cobrança para ter acesso aos valores e efetuar o saque.
Sorry, the comment form is closed at this time.