Máscaras deixam de ser obrigatórias em todos estados do Brasil após liberação da Paraíba

Máscaras deixam de ser obrigatórias em todos estados

Máscaras deixam de ser obrigatórias em todos estados do Brasil após liberação da Paraíba

A Paraíba tornou-se nesta sexta-feira (8), o último estado brasileiro a facultar o uso de máscara de proteção contra à Covid-19. Com isso, as máscaras deixam de ser obrigatórias em todos estados do Brasil. Na Paraíba, a utilização da proteção facial em locais fechados será liberada apenas nos municípios onde mais de 70% da população estiver imunizada com duas doses da vacina contra a Covid-19.

A maioria dos estados passou a facultar o uso no mês de março, começando pelo Rio de Janeiro e São Paulo, ainda na primeira semana, e terminando com o Pará, no último dia do mês.  Bahia, Amapá e Paraíba deixaram para abril e foram os últimos estados a flexibilizar a medida de proteção em locais abertos.

No momento, 12 estados autorizam a liberação apenas em locais abertos: Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Rio Grande do Sul, Ceará, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Bahia, Amapá, Minas Gerais e Pará.

A flexibilização inclui lugares abertos e fechados em outros 14 estados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Alagoas, Maranhão, São Paulo, Amazonas, Sergipe, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Paraíba, e no Distrito Federal.

Em todas as liberações há exceções. Apesar da não obrigatoriedade em ambientes fechados, há estados que ainda solicitam o uso em locais específicos, como transporte público e ambiente hospitalar, além de recomendar a continuidade da medida de proteção para pessoas imunossuprimidas, além daqueles que apresentarem sintomas respiratórios.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.