Com ampla programação, Vila Cultural Junina de Ilhéus segue aberta até 28 de junho

Com ampla programação, Vila Cultural Junina de Ilhéus segue aberta até 28 de junho

Com ampla programação, Vila Cultural Junina de Ilhéus segue aberta até 28 de junho

Promover geração de emprego, renda, cultura e arte, mas acima de tudo, a possibilidade de integrar as famílias. Esse é a proposta da Vila Cultural Junina, espaço montado na Avenida Soares que integra o circuito do Viva Ilhéus e marca o início das comemorações do aniversário de 488 anos da cidade.

A abertura oficial ocorreu na noite do último sábado (18), com as presenças do vice-prefeito Bebeto Galvão, representando o prefeito Mário Alexandre, secretários e população geral.

vila cultural junina; são joão; ilhéus; 488 anos

Com uma ampla programação, a área cultural promete alegrar toda a comunidade e os visitantes até o dia 28 de junho. De acordo com Bebeto, a Vila Cultural representa mais uma alternativa de resgate da cultura junina e valorização dos artistas locais, constituindo-se como espaço de encontro entre as famílias.

“Estamos desenvolvendo um conjunto de ações para impulsionar a renda do nosso povo. O nosso governo chamou para si a responsabilidade de trabalhar o Viva Ilhéus na sua edição, talvez, das mais importantes, visto que a cultura e o turismo foram impactados economicamente durante dois anos. E agora retomamos as atividades com este grande evento. Mas não apenas como expressão cultural, o prefeito Mário Alexandre buscou outras alternativas para serem agregadas às festividades, como a vila gastronômica, que afirma a nossa identidade e a cultura alimentar da nossa cidade”, destacou o gestor.

vila cultural junina; são joão; ilhéus; 488 anos

Conforme Ederjúnior, secretário de Desenvolvimento Econômico e coordenador da Vila Cultural, cerca de 100 barracas foram instaladas na Vila Cultural Junina, com vista à comercialização de artesanato, bebidas e comidas típicas, entre outros produtos.

“Depois dessa pandemia de dois anos, a gente poder fazer um forró desse é maravilhoso. Eu estou gostando bastante, porque é uma renda para nossa família, para Ilhéus e para a cultura. E o povo tem que vir, vamos arrastar o pé e soltar a poeira”, disse a comerciante Tatiana Silva.

A programação de abertura da Vila Cultural Junina incluiu apresentação do Bumba Meu Boi, com o Grupo Folclórico Reisado, de Juerana, Quadrilha Junina Forró Bohana, do bairro Hernani Sá, e do Grupo de Teatro Maktub, além de shows com a Banda Cartão Postal e Roberto Santana.  

“A gente não pode deixar a nossa cultura cair no esquecimento. A quadrilha junina é uma tradição centenária. Eu parabenizo o Município em poder resgatar, continuar fomentando a cultura e reunindo a comunidade para fortalecer ainda mais a tradição junina”, comentou Ciro Nonato, organizador da Quadrilha Forró Bohana.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.