
Projeto de Lei que proíbe uso de pistolas d’água no carnaval será votado
Um Projeto de Lei (PL) que proíbe o uso de pistolas d’água no carnaval de Salvador e em outras festas populares da Bahia, proposto pela deputada Olívia Santana (PC do B), será votado em sessão plenária após ter sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O g1 entrou em contato com a assessoria de Olívia Santana para saber sobre uma possível data para votação, mas não obteve uma resposta precisa. A expectativa é que a votação ocorra na próxima pauta da Câmara que inclua votação de projetos. Outro deputado estadual, Samuel Júnior (Republicanos), também propôs um PL com a mesma proibição, mas o g1 não conseguiu contato com o parlamentar até o momento.
Em meio às polêmicas sobre o tratamento dos foliões do bloco frente às mulheres durante o carnaval da capital baiana, o bloco As Muquiranas anunciou o tema “Deusas da África” para o carnaval de 2024 em Salvador. O bloco informou em uma postagem em uma rede social no domingo (9) que o tema foi idealizado e elaborado durante anos, “regido por toda espiritualidade e a necessidade de reparação histórica, não só social, mas para todos os foliões”. O bloco destacou ainda que possui mais de 70% de foliões negros e que a representatividade é um valor que a agremiação busca sempre durante a escolha dos temas.
No carnaval deste ano, o bloco As Muquiranas foi alvo de críticas, denúncias, polêmicas e investigação do Ministério Público (MP-BA) após uma mulher ser encurralada e agredida por foliões do bloco. As discussões sobre o comportamento dos foliões em relação às mulheres no carnaval de Salvador têm sido recorrentes e levaram à criação de campanhas e projetos de lei como o apresentado por Olívia Santana e Samuel Júnior.
Sorry, the comment form is closed at this time.