
Exposição em Itabuna celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa
O Centro Cultural Teosópolis (CCT) inaugura hoje (15) a exposição “Cem Anos Sem Ruy Barbosa”, em comemoração ao centenário da morte do renomado jurista baiano. O evento contará com a palestra de abertura da professora Raimunda Alves Moreira de Assis, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), abordando o tema “Ruy e a Educação”.
A exposição estará em exibição até o dia 21 de julho no CCT, localizado na Rua C, nº 298, bairro Conceição. Os visitantes terão a orientação de estudantes de História da Uesc, que atuarão como monitores. A universidade é parceira do CCT e disponibiliza o e-mail cedoc@uesc.br para agendamento de visitas. A atividade é aberta ao público em geral e é especialmente recomendada para turmas escolares.
Ruy Barbosa de Oliveira nasceu em Salvador em 5 de novembro de 1849 e faleceu em Petrópolis (RJ) em 1º de março de 1923. Ele foi um político, jurista, diplomata, filólogo, jornalista e escritor de destaque. Ruy Barbosa foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras em 1897 e presidiu a instituição de 1908 a 1919. Como diplomata, representou o Brasil na 2ª Conferência da Paz em Haia, Holanda, em 1907.
Sua candidatura à Presidência da República em 1910, rivalizando com a tradição militarista da Primeira República, foi chamada de Campanha Civilista. Apesar da derrota para o Marechal Hermes da Fonseca, o tema da contaminação política pelo militarismo continua relevante até os dias de hoje.
A palestrante da abertura da exposição, Raimunda Alves Moreira de Assis, tem uma história de superação e persistência. Filha de José Isidro Neto, um ferroviário memorialista itabunense, e de uma dona de casa chamada Dona Nice, Raimunda cresceu em Banco do Pedro, zona rural de Ilhéus, antes de se mudar para Itabuna.
Graduada em Pedagogia pela Uesc em 1974 e com doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Raimunda possui experiência em História da Educação e política educacional. Seus estudos abrangem áreas como história da educação, organização escolar, políticas públicas de educação em Itabuna e pensamento educacional no sul da Bahia.
A exposição “Cem Anos Sem Ruy Barbosa” é uma iniciativa do Centro Cultural Teosópolis e da Uesc, com apoio da Alita. O evento faz parte do desafio proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) às instituições culturais ao redor do mundo para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 18 de maio. No Brasil, a ação é coordenada pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram).
Sorry, the comment form is closed at this time.