
Governo da Bahia avança com desapropriação de área para acessos viários da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica
O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou hoje a desapropriação de uma extensa área de 2.965.862,34m² no município de Vera Cruz, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A medida visa viabilizar a criação dos acessos viários necessários para a construção da aguardada Ponte Salvador-Ilha de Itaparica.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, revelou que após uma recente visita à China, o financiamento da obra através do governo enfrentou obstáculos devido às altas taxas de juros. Em busca de alternativas, as empresas do consórcio responsável pela ponte mencionaram a possibilidade de buscar financiamento com taxas de juros mais vantajosas junto ao presidente da China, Xi Jinping.
Para superar os desafios e finalmente iniciar a intervenção, prometida há quase 15 anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assegurou ao governador Jerônimo a construção da ponte, bem como a chegada da empresa BYD para ocupar a fábrica da Ford em Camaçari.
No final de março, o governador Jerônimo Rodrigues divulgou que o consórcio chinês formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD) solicitou um empréstimo de R$ 3 bilhões para impulsionar as obras da ponte Salvador-Itaparica. O objetivo seria iniciar a dragagem e a sondagem da ponte ainda este ano, contando com recursos provenientes de parcerias com o Banco do Nordeste, BNDES e um banco chinês.
Espera-se que a desapropriação da área seja um avanço significativo para a tão aguardada construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, possibilitando a criação dos acessos viários e impulsionando o progresso desse importante projeto de infraestrutura.
Sorry, the comment form is closed at this time.