
1° Festival Ilheense de Literatura para as Infâncias movimentou cidade e promoveu encontro entre escritores e leitores
Entre os dias 5 e 10 de junho, ocorreu o 1° Festival Ilheense de Literatura para as Infâncias (FILIN) em Ilhéus, com o objetivo de incentivar a leitura e promover o encontro entre leitores, escritores, ilustradores e contadores de histórias da região. A iniciativa, liderada pelas educadoras e escritoras Elisa Oliveira e Luh Oliveira, contou com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Cultura.
Nos primeiros três dias, o festival levou atividades a nove unidades escolares, proporcionando a aproximação entre escritores, estudantes da rede pública e particular. Participaram do evento 29 escritores e quatro contadoras de histórias de diversas cidades, como Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Coaraci, Itacaré e Salvador. Durante o festival, foram prestadas homenagens à contadora de histórias Mírian Oliveira e ao escritor Pawlo Cidade.
Nos dias 9 e 10, a Academia de Letras de Ilhéus promoveu mesas redondas para debater temas atuais da literatura infantojuvenil. Paralelamente, foi realizada uma feirinha de livros na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal. As idealizadoras ressaltaram a tradição literária de Ilhéus e a consolidação da literatura para as infâncias na região, com obras de qualidade e uma ampla diversidade de títulos.
Um dos destaques do festival foi o Concurso de Poesia, destinado a estudantes de 13 a 17 anos. Ao todo, 23 participantes se classificaram, e 15 chegaram à final, com premiação para o 1º, 2º e 3º lugares, além de uma menção honrosa. Os poemas foram avaliados por Anarleide Menezes, Ângela Damascena e Pawlo Cidade. A FILIN também marcou presença na Feira Cultural Rua Viva, no sábado (10), com atividades como contação de histórias, sessão de autógrafos, exposição e venda de livros.
Sorry, the comment form is closed at this time.