
Ilhéus recebe o Tour do Judô nesta semana
Ilhéus será palco de importantes eventos relacionados ao judô neste fim de semana. A programação inclui a pesagem dos participantes na sexta-feira (16) e as lutas no sábado (17). Esses eventos fazem parte do calendário de competições estaduais da modalidade, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O circuito já passou por Santo Antônio de Jesus em abril e por Cruz das Almas no mês passado. As próximas etapas serão realizadas em Juazeiro (julho), Simões Filho (agosto), Ribeira do Pombal (setembro), Jequié (outubro), Lauro de Freitas (novembro) e Itabuna (dezembro).
A etapa de Ilhéus do Circuito Baiano de Judô contará com a participação de 381 atletas inscritos, totalizando 432 inscrições, sendo 263 no masculino e 118 no feminino, representando 32 clubes de toda a Bahia. Eles competirão nas categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior, iniciantes e veteranos. Nesta edição, também haverá o Festival Infantil, destinado a crianças a partir de cinco anos, e a seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15.
Durante a semana que antecede o circuito baiano, as crianças e adolescentes matriculados nas redes municipais e estaduais de ensino de Ilhéus participaram de oficinas como parte da Caravana do Judô. O objetivo é promover a modalidade na região e incentivar a criação de novos centros de iniciação esportiva, por meio da doação de tatames e quimonos. Esse projeto, apoiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, está previsto para ocorrer em quatro cidades ao longo do ano, já tendo passado por Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus. Após Ilhéus, a próxima parada será em Ribeira do Pombal.
Marcelo Ornellas, presidente da Febaju, destaca a importância dessa combinação de eventos. “Realizamos a Caravana do Judô sempre na semana que antecede o circuito baiano, unindo os dois projetos. Em seguida, executamos o circuito com o apoio da Sudesb. Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento do judô na Bahia. A realização conjunta é um sucesso, atendendo quase 2000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, por meio das caravanas e das competições de alto rendimento no Circuito Baiano. Essa grande estrutura só é possível com o apoio governamental dos municípios, do Estado da Bahia e do governo federal”, ressalta Ornellas.
Sorry, the comment form is closed at this time.