
Ilhéus Institui Comenda Gregório Luís para Celebrar Contribuições à Igualdade Racial
Ilhéus anuncia uma iniciativa pioneira no reconhecimento da luta pela igualdade racial com a criação da Comenda Gregório Luís, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 4.251/24. Esta honraria é dedicada a homenagear, anualmente, pessoas físicas, com ênfase na comunidade negra, cujas ações e dedicação tenham impactado significativamente na promoção da igualdade racial e no combate à discriminação na cidade.
O objetivo desta comenda é mais do que celebrar; é reconhecer publicamente o trabalho de indivíduos que, através de suas funções e atividades, contribuem para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e plural. A iniciativa também visa incentivar a implementação de políticas públicas e atividades que reforcem a consciência e a cultura negra em Ilhéus.
O prefeito Mário Alexandre destaca a importância da Comenda como um mecanismo de valorização da cultura negra e de reconhecimento às pessoas que se empenham na luta contra todas as formas de discriminação racial. “A entrega desta Comenda é uma forma de valorizar a cultura negra e destacar o trabalho das pessoas que lutam diariamente contra todas as formas de discriminação”, afirmou.
As personalidades a serem homenageadas serão selecionadas para receber a comenda no mês de novembro, preferencialmente no dia 20, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, integrando as celebrações do Novembro Negro em Ilhéus. Esta data foi escolhida por sua significância histórica e simbólica na luta contra a opressão racial e na promoção da igualdade.
A comenda leva o nome de Gregório Luís, um líder histórico da revolta escrava no Engenho Santana, em 1789, em Ilhéus. Sua liderança e a coragem dos envolvidos na revolta, que resultou na paralisação do engenho por dois anos e na redação de uma carta que buscava a negociação e o retorno ao trabalho, representam um marco na resistência negra e na luta pela dignidade e direitos dos escravizados.
A instituição da Comenda Gregório Luís é um passo importante para o reconhecimento e a valorização das contribuições afro-brasileiras na construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa em Ilhéus, honrando o legado de luta e resistência de suas comunidades negras.
Sorry, the comment form is closed at this time.