
Ilhéus Avança na Segunda Etapa de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário com Enfoque na Despoluição da Baía do Pontal
Uma reunião significativa foi realizada no salão da Paróquia São João Batista, no bairro Pontal em Ilhéus, no final de abril, reunindo cerca de 25 participantes, incluindo técnicos da Embasa, líderes comunitários, moradores e representantes do legislativo municipal. O encontro teve como foco os investimentos da segunda etapa de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, um projeto que atualmente alcançou 86% de sua execução e envolve um aporte de R$ 23,3 milhões.
Giancarlo Barbosa Bezerra, gerente de obras da Embasa, destacou a importância dessa etapa para a despoluição da Baía do Pontal. Ele explicou que a rede coletora de esgoto está sendo afetada pelo subdimensionamento da rede de drenagem na região, salientando que a Embasa não gerencia as redes de drenagem e que as águas pluviais não devem ser desviadas para as redes de esgoto.
Quando concluído, o projeto beneficiará mais de 65 mil moradores na zona sul de Ilhéus, elevando a cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 57% para 80%. A primeira fase da obra foi inaugurada em agosto de 2020, com um investimento de R$ 53,6 milhões, beneficiando diversos bairros e melhorando a balneabilidade das praias locais.
Além dos avanços técnicos, o encontro também resultou na formação de uma comissão para acompanhar a obra e promover novos diálogos com a comunidade sobre o progresso das intervenções.
Sorry, the comment form is closed at this time.