
Novas Varas Federais Serão Criadas na 1ª Região, Incluindo Ilhéus
O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Federal João Batista Moreira, tomou uma medida significativa para expandir a capacidade judicial nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Tocantins, Rondônia e Roraima. Uma resolução enviada ao Conselho de Justiça Federal propõe a criação de 88 novas Varas Federais, acompanhadas de um efetivo de servidores adequado para cada jurisdição.
Especificamente, a comarca de Ilhéus será beneficiada com a adição de uma nova Vara Federal, uma resposta direta ao crescente número de processos inconclusos que têm se acumulado ao longo dos anos. Esta expansão busca aliviar a carga de trabalho e melhorar a eficiência do sistema judiciário na região.
Dr. Jacson Cupertino, presidente da OAB de Ilhéus, expressou otimismo com a notícia, enfatizando o impacto positivo que a medida terá tanto para a advocacia quanto para a sociedade. “Nossas movimentações estão dando resultado! A resolução do presidente do TRF1, que segue agora para apreciação do Conselho da Justiça Federal e posteriormente do Congresso Nacional, é um passo crucial para a melhoria do acesso à justiça em nossa região”, disse ele.
O presidente da OAB destacou ainda a importância da continuidade das ações de advocacia junto ao CJF e ao Congresso para assegurar a implementação da proposta. “É fundamental que continuemos a pressionar para que essas varas sejam efetivamente criadas e que os cargos de técnicos e analistas sejam preenchidos. Estamos em uma missão importante para garantir que os direitos dos cidadãos sejam atendidos com a rapidez e a eficiência que merecem”, concluiu Cupertino.
Sorry, the comment form is closed at this time.