
Exposição “Tupinambá: Janela da Alma” homenageia anciãos indígenas em Ilhéus
Três aldeias Tupinambá de Olivença, em Ilhéus, sul da Bahia, foram escolhidas para ter suas mais velhas e velhos representados em uma exposição de artes visuais: Igalha, Itapoã e Tupã. A mostra, intitulada “Tupinambá: Janela da Alma”, idealizada pelo artista plástico Gildasio Rodriguez, reúne retratos fotográficos de Tacila Mendes e pinturas baseadas nessas fotos. A exposição será inaugurada na Academia de Letras de Ilhéus no dia 27 de maio, às 17h, com interpretação em Libras por Roberta Brandão (InLibras). A visitação gratuita estará aberta ao público de 27 a 31 de maio, das 9h às 17h.
O objetivo da exposição é eternizar e reverenciar a sabedoria das anciãs e anciãos por meio da fotografia e da pintura, destacando a memória e a ancestralidade dos indígenas Tupinambá. A mostra homenageia especialmente Dona Nivalda Amaral de Jesus, conhecida como Amotara, uma figura central no movimento Tupinambá e na defesa da demarcação das terras indígenas.
O processo criativo envolveu a transformação de retratos fotográficos em telas de 100 x 100 x 0,4 cm, utilizando a técnica de óleo sobre tela. O artista Gildásio Rodriguez incorporou elementos tridimensionais como colares e instrumentos indígenas, cedidos pelos próprios anciãos, para dar mais significado às obras. A paleta de cores neutras, com detalhes em carmesim, cria uma densidade figurativa que destaca a pureza e a essência dos retratados.
A produção executiva da exposição é de Ely Izidro, com curadoria do escritor e pesquisador Pawlo Cidade, que destaca a relevância contemporânea das aldeias escolhidas. Tacila Mendes, fotógrafa responsável pelos retratos, enfatiza a força e importância das gerações mais velhas na continuidade e visibilidade da cultura Tupinambá.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura.
Serviço
- O quê? Exposição Artística Tupinambá: Janela da Alma
- Quando? 27 de maio – vernissage às 17h. Visitação de 27 a 31 de maio, de 9h às 17h.
- Onde? Academia de Letras de Ilhéus, Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39 – Centro
- Quanto? Gratuita
Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre a rica cultura e história dos Tupinambá através desta emocionante exposição.
Sorry, the comment form is closed at this time.