
Avanços e Desafios na Doação de Órgãos na Bahia
A Bahia registrou um crescimento significativo na captação de órgãos e tecidos nos primeiros sete meses deste ano, alcançando 593 procedimentos, um aumento de 24% em comparação com o mesmo período de 2023. Apesar desse avanço, o estado enfrenta um desafio crescente com o número de pacientes na lista de espera por transplantes, que subiu de 2.930 para 3.436.
A maior parte desses pacientes aguarda por um transplante renal, como é o caso de Edson da Silva, que depende da hemodiálise para sobreviver enquanto espera há três anos por um rim.
Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, explica que o aumento na lista de espera é reflexo da maior acessibilidade aos serviços e das ações de conscientização sobre a importância dos transplantes. Ele reforça que a solução para reduzir a fila está na contínua sensibilização da população sobre a doação de órgãos.
Com 42 mil pessoas aguardando por transplantes no Brasil, sendo 500 crianças, e uma alta taxa de negativa familiar na Bahia, cerca de 60%, a necessidade de ampliar a conscientização é urgente. A Central Estadual de Transplantes, representada por América Carolina Sodré, destaca que ações de saúde serão promovidas para educar a população sobre a doação de órgãos e promover hábitos saudáveis.
Para mais informações sobre como você pode ajudar, siga @ilheuseventos e fique por dentro das novidades e campanhas de doação de órgãos na Bahia.
Sorry, the comment form is closed at this time.