MPF Recomenda Medidas Urgentes à Prefeitura de Ilhéus para Prevenir Acidentes Aéreos

MPF Recomenda Medidas Urgentes à Prefeitura de Ilhéus para Prevenir Acidentes Aéreos

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de Ilhéus a adoção de medidas imediatas para evitar acidentes aéreos, após o aumento no número de incidentes com aeronaves relacionados a colisões e avistamentos de aves, especialmente urubus, nas proximidades do aeroporto da cidade.

As investigações do MPF indicam que o descarte inadequado de resíduos sólidos no entorno do aeroporto está atraindo a fauna local, aumentando o risco de acidentes durante pousos e decolagens. Dados fornecidos pela Concessionária do Aeroporto de Ilhéus revelam um crescimento significativo no número de avistamentos de aves, que passou de menos de dez casos em 2019 para mais de 70 em 2023. O urubu, principal espécie avistada, representa um grande perigo para as operações aéreas, com o risco de colisão capaz de gerar um impacto equivalente a sete toneladas de força.

Apesar de diversas notificações anteriores feitas pela concessionária, o MPF observou que não houve melhorias significativas na gestão de resíduos sólidos. Diante disso, o órgão recomendou à administração municipal a adoção de ações como a substituição das lixeiras abertas por contêineres fechados, a fim de impedir o acesso da fauna aos resíduos, e o aumento da frequência da coleta de lixo nas áreas críticas.

Estas e outras informações relevantes sobre a segurança e gestão pública de Ilhéus você encontra no Ilhéus Eventos. Acesse www.ilheuseventos.com.br e siga-nos no Instagram @ilheuseventos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.