Uesc possui maior número de árvores de pau-brasil em campus no mundo

Uesc possui maior número de árvores de pau-brasil em campus no mundo

O Campus Soane Nazaré de Andrade, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), abriga 149 árvores adultas de pau-brasil (Caesalpinia echinata ou Paubrasilia echinata), o que faz da instituição a que mais possui exemplares dessa espécie plantados em seu campus no mundo. O levantamento florístico, realizado por pesquisadores do Horto Florestal da Uesc, será apresentado no Simpósio de Biologia do Sul da Bahia (Simbio) em outubro.

A pesquisa foi conduzida pelos discentes Daiana Rodrigues dos Santos e Henrique Brandão da Silva, sob orientação dos docentes Delmira da Costa Silva, curadora da coleção de morfotipos de pau-brasil da Uesc, e Luiz Alberto Mattos Silva, responsável pelo viveiro de mudas florestais.

O projeto Horto Florestal também atua na produção e distribuição de mudas de pau-brasil para iniciativas de recuperação ambiental, paisagismo e urbanização. Desde 2017, mais de 15 mil mudas foram doadas, com destaque para a parceria com o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. Nessa ação, puérperas que receberam alta receberam mudas da árvore, promovendo simbolicamente a vida e a resistência em defesa do meio ambiente.

Ameaça de extinção
O pau-brasil foi amplamente explorado entre os séculos 16 e 19, com cerca de 500 mil toras enviadas para a Europa. Essa exploração predatória, junto ao desmatamento da Mata Atlântica, quase levou a espécie à extinção. Considerada extinta no início do século 20, a árvore foi redescoberta em Pernambuco em 1928, mas ainda permanece ameaçada de extinção.

Acompanhe o @Ilheuseventos para mais iniciativas de preservação ambiental e projetos que promovem a sustentabilidade!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.