Centro Integrado de Inclusão Social já atende a comunidade

Centro Integrado de Inclusão Social já atende a comunidade

Inaugurado na manhã desta terça-feira (17), o primeiro Centro Integrado de Inclusão Social (CENIS) oferece serviços públicos de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação para a comunidade do Iguape.  O Centro criado após requerimento do vereador Pastor Matos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, tem como objetivo a integração dos diversos serviços em um único local.

“Esse é o primeiro Centro Integrado de Ilhéus com serviços públicos dentro da comunidade. É um sonho da população realizado para a população, estamos trabalhando para cada vez mais melhorar os serviços e levar qualidade de vida para todas as pessoas”, declara o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. 

Na área social, serão oferecidos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que trabalham com crianças, adultos e idosos. Na saúde, funcionará o Posto de Saúde da Família (PSF), já pela educação, haverá o projeto Canto da Leitura e criação da horta comunitária nas escolas municipais e estaduais.

Funcionará ainda no CENIS o Centro de Referência Inclusão Social (CRIE), o Grupo de Apoio das Pessoas com Deficiência (GAPDEFI), a Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (AMEI) e ainda inscrições para atividades de esporte e lazer para a comunidade.

“Queremos facilitar o acesso dos serviços públicos para a comunidade, assim, pensamos em oferecer diversos serviços num mesmo local, promovendo a inclusão social com atendimentos de saúde, educação e social. A ideia ainda é expandir esse modelo para outras zonas da cidade”, ressalta o vereador Pastor Matos. O centro funcionará de segunda à sexta, das 08h às 17 horas, com demandas espontâneas e busca ativa realizada pelas equipes multidisciplinares.

Ainda estiveram presentes ao ato de inauguração, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, o superintendente do Fundo Gestor da SDS, Rubenilton Silva; o secretário de Relações Institucionais, Sérgio Souza; a deputada estadual, Ângela Sousa; e o vereador, Jerbson Moraes.

Atendimentos – Durante a inauguração, foi realizado um mutirão com os atendimentos médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Depressão, Direitos Humanos, Drogas, Auto Estima, Violência Contra à Mulher. Houve também atendimentos de pesagem e cadastro do bolsa família, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, benefício de prestação continuada (BPC), passe livre, cartão do idoso, segunda via da identidade e certidão de nascimento, serviços Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram) e serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

No Comments

Post A Comment