
OAS acelera obras e instala o terceiro cabo da ponte estaiada
Foi concluída esta semana a instalação do terceiro cabo de sustentação da nova ponte de Ilhéus. Esta ponte estaiada é a primeira deste tipo a ser construída no Estado. A mesma é constituída de um mastro principal de onde partem cabos (estais) que sustentam os tabuleiros sobre o canal de navegação. Ao todo, serão implantados 46 cabos sobre os dois vãos principais.
Na semana passada, o governador Rui Costa afirmou durante o papo correria que a ponte será concluída ainda este ano e que está cobrando celeridade da empresa OAS, responsável pela obra. O terceiro cabo estaiado da ponte foi concluído em 13 dias, bem mais rápido do que o segundo, que levou 38 dias para ser instalado.
Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, o projeto inclui passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, com cerca de 2,7 quilômetros, que também está em execução.
Além de se tornar um novo cartão-postal, a ponte vai beneficiar cerca de 511 mil moradores de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.
Foto: José Nazal