
Ilhéus é incorporada ao projeto “Urban95”, conheça.
Se você pudesse conhecer a cidade a partir de 95 cm – a altura de uma criança de 3 anos – o que mudaria? Essa é a ideia do projeto Urban95 do Bernard Van Leer Foundation.
O Urban95 procura responder a essa pergunta, ajudando os planejadores da cidade, designers urbanos e outros urbanistas a entenderem como seu trabalho pode influenciar o desenvolvimento infantil. Também os ajudamos a identificar e dimensionar maneiras econômicas de melhorar a maneira como as famílias com crianças pequenas vivem, brincam, interagem e se deslocam pelas cidades. A jornada de implementação de cada cidade é única, mas um objetivo central é universal: um impacto positivo no comportamento do cuidador e no bem-estar em escala.
Mais de um bilhão de crianças vivem nas cidades, e a rápida urbanização significa que esse número está crescendo. Bebês, crianças e cuidadores experimentam a cidade de maneiras únicas. Eles precisam de ambientes seguros e saudáveis, onde serviços cruciais sejam facilmente acessíveis, interações frequentes, acolhedoras e responsivas com adultos amorosos sejam possíveis e seguros, um ambiente físico estimulante para brincar e explorar em abundância.
Três lições para cidades amigas da criança
- Design para cuidar: bebês e crianças pequenas não andam pelas cidades sozinhos; aqueles que cuidam deles decidem para onde ir e quanto tempo ficar. Esses cuidadores precisam se sentir seguros e confortáveis.
- A proximidade importa: o bom transporte público é importante, pois é possível caminhar com segurança, conforto e rapidez para onde você precisa ir. Aprenda sobre o conceito de bairro de 15 minutos.
- “Pense nos bebês” como um princípio universal de design: de uma perspectiva de design, a vulnerabilidade, a dependência e a forte vontade de explorar e brincar de bebês, crianças e seus cuidadores significam que, se um espaço é seguro, limpo e interessante para eles, é provável que trabalhar para todos.
O que isso significa para as cidades
Cidades para bebês, crianças e cuidadores são boas para todos.
A presença de crianças e famílias é frequentemente uma medida da vibração e do dinamismo da cidade. As famílias urbanas de todo o mundo, especialmente as que vivem na pobreza ou em assentamentos informais, se beneficiam de maneiras transformacionais de serviços, transporte e espaços verdes seguros, limpos e limpos para crianças pequenas brincarem e famílias para se reunir.
Mas o planejamento e design urbano centrado na família não se resume apenas à construção de mais playgrounds. As famílias são desproporcionalmente desafiadas pelo transporte público precário, além de alimentos, assistência médica e ‘desertos’. O planejamento e o planejamento urbanos cuidadosos podem desempenhar um papel importante ao enfrentar esses desafios e proporcionar às crianças um bom começo de vida, oferecendo:
- Bairros tranquilos e de uso misto que atendem aos princípios básicos de que uma jovem família precisa em 15 minutos a pé
- Espaços públicos verdes e animados perto de casa que oferecem comodidades para os cuidadores e permitem que crianças pequenas explorem com segurança
- Rotas de transporte e sistemas de trânsito seguros, que tornam fácil, acessível e agradável para famílias com crianças pequenas viajarem para onde precisam
- Ambientes saudáveis com níveis seguros de qualidade do ar e baixa poluição sonora
- Vida comunitária vibrante que apóia o bem-estar da família
Áreas de foco Urban95
As intervenções Urban95 ajudam as cidades a aumentar interações positivas entre cuidadores, bebês e crianças pequenas; aumentar o acesso e o uso dos serviços e amenidades que as famílias precisam; e reduzir o estresse nos cuidadores. Eles estão organizados em duas categorias de políticas e serviços:
- Planejamento e projeto urbano para toda a família , incluindo planejamento, projeto e regulamentação do espaço, uso da terra, infraestrutura e serviços de uma cidade
- Ambientes saudáveis para crianças , incluindo melhoria da qualidade do ar e acesso à natureza
Princípios Urban95
Tomada de decisão orientada por dados : Acreditamos em tomar decisões baseadas em dados, em vez de confiar apenas na intuição ou na observação.
Ciência comportamental: descobrimos que a compreensão da ciência por trás do cuidado e outros comportamentos humanos pode transformar o design da intervenção.
Desenvolvimento da força de trabalho: O foco cuidadoso no treinamento e no bem-estar dos supervisores, administradores e outras pessoas na linha de frente do projeto pode melhorar os resultados e ancorar mudanças positivas a longo prazo.
Além disso, o planejamento e design urbano familiar podem aumentar a resiliência climática da cidade, trazer enormes benefícios econômicos e outros e oferecer uma plataforma para investimentos que tendem a unir forças políticas.
Saiba mais em https://bernardvanleer.org/solutions/urban95/
Sorry, the comment form is closed at this time.