Mano Brown será homenageado com título de Doutor Honoris Causa em Itabuna durante evento histórico de Hip Hop

Mano Brown será homenageado com título de Doutor Honoris Causa em Itabuna durante evento histórico de Hip Hop


Em um encontro histórico de celebração e reconhecimento, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) conferirá o título de Doutor Honoris Causa a Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido nacionalmente como Mano Brown, no dia 1º de novembro de 2023. O evento, que faz parte da quinta edição da “Ocupação Hip Hop”, organizada pelo Coletivo Fruições, acontecerá no Teatro Candinha Dórea, em Itabuna, Bahia.

Mano Brown, membro fundador do influente grupo Racionais MC’s, é celebrado por sua contribuição crucial ao Hip Hop e ao Movimento Negro no Brasil, combatendo desigualdades sociais e raciais através de sua arte. A concessão deste título é um marco significativo, coincidindo com a celebração de 50 anos da Cultura Hip Hop mundialmente e 40 anos de sua presença no Brasil.

A “Ocupação Hip Hop”, iniciada em 2017 pelo Coletivo Fruições, tem o objetivo de evidenciar o poder transformador da arte, destacando os cinco elementos do Hip Hop. Esta edição é especialmente significativa, pois reflete a trajetória de resistência e expressão cultural que artistas das periferias têm trazido para os espaços acadêmicos e culturais, rompendo barreiras e construindo pontes de diálogo e empoderamento.

O evento promete uma imersão profunda na cultura Hip Hop, com apresentações de arte visual, música, dança e poesia, ressaltando a rica tapeçaria cultural das periferias. Segundo Mano Brown, a ocupação de espaços e o reconhecimento das lutas e histórias da comunidade negra são fundamentais. Esta celebração é uma afirmação potente de suas palavras e da relevância contínua do Hip Hop como instrumento de mudança social.

O Coletivo Fruições, em gratidão, destaca o papel fundamental da UFSB, onde o projeto teve início, através da visão de estudantes determinados e as provocações inspiradoras de um professor. O convite à comunidade é claro: todos são encorajados a ocupar o Teatro Candinha Dórea em uma demonstração vibrante de comunidade, arte e reconhecimento do impacto indelével de Mano Brown e do Hip Hop no panorama cultural e social nacional.


Sem comentários

Os comentários estão fechados.