Matuê se apresenta em Ilhéus no dia 2 de maio; Saiba quem é o ousado trapper brasileiro

Matuê se apresenta em Ilhéus no dia 2 de maio; Saiba quem é o ousado trapper brasileiro

Com recordes no Spotify e performances criativas, o cearense Matuê é a atração principal do festival Mó OnDa. O evento acontece no dia 2 de maio, no Centro de Convenções de Ilhéus.

QUEM É MATUÊ

Matheus Brasileiro Aguiar, conhecido pelo nome artístico Matuê nasceu na cidade de Fortaleza em 11 de outubro de 1993.
Próximo de completar 8 anos de idade, os pais do cantor resolveram se mudar para os Estados Unidos, com intenção de conseguir uma vida mais digna. Durante o planejamento ocorreu o atentado contra as Torres Gêmeas em 11 de Setembro de 2001.
Apesar disso, mesmo com previsão negativa para a recepção de imigrantes, a estadia da família no exterior foi bem-sucedida e durou três anos em Hollywood, na Califórnia.

LANÇAMENTO INUSITADO

O lançamento do 2º álbum de estúdio de Matuê foi bem ousado. Ele ficou suspenso por mais de três horas em uma plataforma no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo. Quando o relógio adicionado à estrutura chegou às 15h33, o artista acendeu um cigarro e o álbum 333 começou a ser liberado nas plataformas digitais.

Neste trabalho, o músico nascido no Ceará apresenta um trap espiritual e reflexivo sobre a própria trajetória e desencontros que a fama pode causar. O disco foi definido por Matuê como “presente aos jovens”. Obras autorais, e muito a frente do seu tempo.

A música “Crack com Mucilon” abre o novo trabalho e conta com um sample da canção “Oceano”, de Djavan, autorizado pessoalmente pelo cantor.

MATUÊ SUPERA TAYLOR SWIFT

O novo disco do Matuê já chegou batendo recordes. Todas as faixas ficaram no Top 100 do Spotify com cerca de 16 milhões de reproduções em um dia. Com isso, o trapper cearense se tornou o artista com o álbum mais escutado nas primeiras 24 horas após o lançamento no Spotify Brasil.
O projeto foi lançado de forma independente e ultrapassou marcas antes conquistadas por Luísa Sonza com “Escândalo Íntimo” em 2023, que até então era o disco com o maior número de reproduções, com pouco mais de 15 milhões de plays no primeiro dia.
Além disso, Matuê também superou o projeto “The Tortured Poets Department”, de Taylor Swift, que teve quase 12 milhões de streams no primeiro dia.

DIFERENÇA DE TRAP E RAP

O Trap é um subgênero do RAP que surgiu na década de 2000 com DJ Paul, em Atlanta, nos Estados Unidos. O ritmo do trap é mais frenético e agitado, enquanto o rap pode ser mais cadenciado ou rápido.
Em síntese, as batidas do trap são mais lentas e pesadas sons de alta intensidade e frequência aguda, características típicas da música eletrônica, que proporcionam um ritmo bem dançante.

TRAJETÓRIA MUSICAL

Na música, Matuê conseguiu se destacar já no lançamento do seu primeiro single “RBN”, no final de 2016 mas ganhou notoriedade em 2017, com o single “Anos Luz”.
Em seu álbum de estreia, “Máquina do Tempo”, o cearense alcançou as primeiras posições da lista de canções mais escutadas no Brasil do Spotify. Assim, o disco foi totalmente autoproduzido e não contou com nenhuma parceria.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.