Por que o ovo de Páscoa é tão caro?

Por que o ovo de Páscoa é tão caro?

Com a Páscoa se aproximando, é comum vermos as prateleiras dos supermercados e lojas repletas de ovos de chocolate. No entanto, nos últimos anos, uma mudança tem sido observada: a tradição da troca de ovos de Páscoa está sendo substituída por outras opções.

O principal motivo dessa mudança é o preço elevado dos ovos de chocolate, que é o fator que mais tem desestimulado os consumidores a comprá-los. É comum vermos comparativos que demonstram que o grama de chocolate em barra é mais barato do que o vendido em formato de ovo.

Segundo a professora de economia Nadja Heiderich, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, o consumidor tem perdido o interesse em ovos de Páscoa tradicionais há alguns anos, justamente devido à disparidade de preços. “Os consumidores estão buscando soluções mais baratas que vão desde barras e bombons de marcas conhecidas até opções de fabricação artesanal de ovos e bombons”, opina.

O preço elevado do ovo de Páscoa pode ser explicado por diversos fatores que tornam o valor agregado do produto mais alto. Um deles é o custo elevado da produção, já que as empresas precisam contratar mais mão de obra para essa data específica e elevar a quantidade de produtos, porque eles não são produzidos durante o ano todo, mas apenas durante alguns meses antes da Páscoa.

Além disso, as embalagens dos ovos de Páscoa são maiores, mais robustas e mais caras do que as das barras de chocolate, já que precisam conservar o formato do produto. Isso contribui para um custo mais elevado da produção.

A logística de transporte e armazenamento também é um fator que encarece os ovos de Páscoa. O seu formato faz com que ele se derreta mais rapidamente, o que exige que as empresas os guardem em refrigeradores mais potentes, que são mais caros e gastam mais energia elétrica. Além disso, o formato do produto faz com que ele seja maior e mais frágil do que a barra de chocolate comum, o que torna o transporte mais complicado e custoso.

Outros fatores econômicos também contribuem para os altos preços que estão sendo vistos neste ano, como a alta do dólar e a inflação. A pressão inflacionária sobre o preço do chocolate vem desde o início da pandemia, em 2020, e o efeito ainda é sentido pelas marcas. O aumento no preço do chocolate em barra e bombons, por exemplo, foi de 11,63% nos últimos 12 meses, enquanto o do chocolate e do achocolatado em pó aumentou 20,39% no mesmo período.

Diante desse cenário, os consumidores têm buscado alternativas mais acessíveis para celebrar a Páscoa, como a compra de barras de chocolate ou a fabricação artesanal de ovos e bombons. A tradição da troca de ovos de Páscoa pode estar mudando, mas a celebração da data e o consumo de chocolate ainda são muito presentes na cultura brasileira.

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