Navegar na internet é semelhante a se movimentar na vida real, entenda

Navegar na internet é semelhante a se movimentar na vida real, entenda

Quantas vezes você estava no direct do instagram conversando e alguém pede pra você adicionar no whats e manda o número e você respondeu; “adiciona lá você”. Um trabalhão né? Ir na agenda, digitar o número, digitar o nome, salvar, chamar no whats. Ou viu uma postagem que dizia “link na bio” pra ter acesso a matéria completa e deu preguiça de ir no site?

Não se preocupe, é normal. Navegar na internet pode ser comparado a realizar ações de movimento na vida real e nós sentimos “preguiça” de executar as ações mesmo sem sair do lugar.

Com a velocidade da informação nos tempos de hoje e o desejo de ter tudo acessível de maneira prática e fácil, faz com que qualquer coisa que exiga um pouco mais de “ação”, gera desconforto. Nós queremos tudo prático, um clique, um deslize pra cima ou que a informação chegue pronta sem precisar fazer muita coisa.

Sair de um aplicativo e ir pra outro, pode ser comparado a se levantar do sofá da sala pra ir à cozinha. Nem sempre estamos dispostos.

Fizemos uma pesquisa e foi unânime: todos concordaram que sentem preguiça em realizar determinadas ações quando estão no celular.

Como explicar isso? Porque temos a impressão de fazer um grande esforço para navegar em aplicativos e sites pelo celular, apenas mexendo os dedos? A resposta não é tão difícil, visto que o trabalho mental é colocado por muitos como mais cansativo que uma atividade “braçal”. Por isso, por mais que pareça um simples movimento por páginas da internet e aplicativos, nossa mente está trabalhando e muito, e isso gera esforço, cansa.

Por outro lado, tudo é questão de interesse. Esse comportamento só se perpetua quando se trata de algo que não nos dá prazer ou não seja objetivo de desejo. Fora isso, se for algo que atraia nossa atenção, não medimos esforços para chegar até o objetivo final. Seja abrir um site para ver uma fofoca ou adicionar um crush no whatsapp.

No Comments

Post A Comment