
Clave de Sol: Banda Cabruca e Ronara Criola falam sobre suas composições
A Banda Cabruca e a Cantora Ronara Criola foram os entrevistados na edição da última Sexta-feira (06) do Programa Clave de Sol da Ilhéus FM. Programa que valoriza artistas e bandas regionais que fazem música de qualidade e projetos musicais desenvolvidos na região. O tema dessa vez foi a Segunda mostra do Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia.
De forma interativa e lúdica o apresentador Victor Ismael bateu um papo com os integrantes da Cabruca que falaram um pouco sobre o surgimento da banda e seu estilo musical. De acordo com o grupo formado por 5 integrantes da área de agronomia o nome “Cabruca” já diz tudo sobre a banda que através do som quer trazer à ideia de preservação ao meio ambiente, bem como a preservação de algumas musicalidades, fundindo com outras, criando dessa forma novas espécies.
“Cabruca foi um sistema de plantio implantado aqui na região Sul nas lavouras de cacau. Ao contrário de outras situações onde a mata era derrubada para que levantassem as àrvores de cacau. A Cabruca é um tipo de plantio que preserva as árvores mais antigas como Jacarandá, Jequitibá para que delas o pé de cacau nasça nas sombras. O que favoreceu à preservação de algumas espécies animais e vegetais.” afirmou.
A Cantora Ronara Criola falou também um pouco sobre sua entrada no mundo de composições musicais e seu estilo que vem de raiz. De acordo com Ronara sua intenção em suas composições é fortalecer as raízes do quilombo, dos terreiros e de manifestações culturais como samba de roda, remexendo sua história e sua ancestralidade.
Ronara e a banda Cabruca se apresentam na Segunda mostra do Encontro de Compositores do Litoral Sul nesta quinta-feira (12) no Teatro Municipal de Ilhéus, às 20h, o ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será doado para a Fundação Fé e Alegria – Ilhéus.