
Mulher banida de zoo após se apaixonar por chimpanzé recebe autorização para retornar
Após ser proibida de frequentar o zoológico de Antuérpia, na Bélgica, uma mulher que nutria um forte amor por um chimpanzé recebeu autorização para retornar ao local.
Em 2021, Adie Timmermans se tornou uma sensação viral devido às suas frequentes visitas ao zoológico e ao apego que desenvolveu pelo chimpanzé, com quem tinha contato há quatro anos. Seus encontros semanais consistiam em trocar beijos e acenos através do vidro do recinto onde o chimpanzé vivia.
Após a notícia de sua proibição de entrar no zoológico, Adie protestou, alegando que ela e o chimpanzé, chamado Chita, ficariam perturbados se fossem separados.
“Eu amo aquele animal e ele me ama. Não tenho mais nada. Por que eles querem tirar isso?”, disse Adie.
A decisão do zoológico de proibir a visita de Adie foi baseada no fato de que a relação dela com Chita não era benéfica para o bem-estar social do chimpanzé com outros membros de sua espécie.
Os veterinários destacaram que Chita passa a maior parte do dia com outros chimpanzés e é fundamental que ele tenha um bom relacionamento com eles. No entanto, devido ao envolvimento emocional com Adie, Chita não estava interagindo adequadamente com os novos chimpanzés introduzidos em seu grupo.
Para que Adie pudesse retornar ao zoológico, ela precisou mudar seu comportamento em relação a Chita.
“Apenas pedimos à Sra. Timmermans que modifique seu comportamento em relação a esse animal específico. Atualmente, não há proibição de visitar Chita para nenhum visitante”, afirmou Ilse Segers, gerente de comunicações do zoológico, à revista “People Magazine”.
Chita é uma exceção, pois foi criado por humanos em casa e chegou ao zoológico quase 30 anos atrás. Embora ainda tenha afinidade com humanos, para o bem-estar dele, é importante que ele se integre ao grupo de chimpanzés o máximo possível. O zoológico pediu a Adie para permitir que Chita seja um chimpanzé entre os chimpanzés, evitando prolongadas interações ou atrair sua atenção excessivamente. Espera-se que a mulher siga essas orientações para o benefício de Chita e do grupo de chimpanzés.
Sorry, the comment form is closed at this time.