
Urnas eletrônicas são fabricadas em Ilhéus
Ilhéus é o local onde acontece a produção das novas urnas eletrônicas modelo UE 2022, que vão substituir os aparelhos utilizados atualmente nas eleições brasileiras. A fábrica de urnas da cidade iniciou a produção na quinta-feira (4), e a previsão é de que sejam fabricadas 219.998 unidades até fevereiro de 2024, sendo a segunda maior produção da história, ficando atrás apenas das 225 mil urnas modelo UE 2020, fabricadas para as Eleições de 2022.
A fabricação na cidade baiana representa um grande avanço para a região, gerando empregos e renda. O coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, afirma que as novas urnas são muito parecidas com o modelo anterior, que foi considerado moderno, rápido, seguro e inclusivo. Segundo ele, haverá aperfeiçoamentos para solucionar alguns problemas apresentados no modelo de 2020, mas nada que comprometa a eficiência da urna.
Os novos equipamentos terão uma vida útil de aproximadamente dez anos, sendo utilizados em seis eleições, começando nas Eleições Municipais de 2024. No mês de maio, serão produzidas as primeiras 300 unidades, que serão entregues ao TSE e a alguns tribunais regionais eleitorais (TRE) para avaliação e testes. Todos os lotes de urna eletrônica, que contêm até 50 unidades cada, passam por auditorias de qualidade pelo TSE e por testes de resistência pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.
Os novos equipamentos UE 2022 serão submetidos ao Teste Público de Segurança, instituído pelo TSE, em que qualquer cidadão brasileiro poderá colaborar com testes de segurança e funcionalidades das urnas. Caso sejam encontradas vulnerabilidades, os testadores apresentarão sugestões para correções. Antes do pleito, as urnas serão submetidas ao teste de integridade pelos eleitores, assegurando a lisura e eficiência das urnas e do sistema eletrônico de votação. A fabricação das novas urnas eletrônicas em Ilhéus é um grande passo para a modernização do sistema eleitoral brasileiro, trazendo mais segurança e eficiência para as eleições.
Sorry, the comment form is closed at this time.