Bahia conquista status de livre de febre aftosa sem vacinação

Bahia conquista status de livre de febre aftosa sem vacinação


A Bahia alcançou um marco importante na saúde animal com a publicação da Portaria nº 665 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta segunda-feira (25), declarando o estado como zona livre de febre aftosa sem necessidade de vacinação. Este reconhecimento não só eleva o padrão sanitário da região, mas também abre portas para a pecuária baiana nos mercados internacionais mais exigentes.

Junto à Bahia, outros estados como Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e o Distrito Federal também foram reconhecidos sob a mesma categoria. Essa medida implica a proibição do armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a doença nessas unidades federativas, além de restringir a movimentação de animais e produtos para áreas que ainda realizam a vacinação.

A restrição de trânsito de animais se manterá até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) outorgue o reconhecimento internacional do status sanitário para todas as unidades da Federação.

Este avanço segue o Plano Estratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), que visa a erradicação da vacinação contra a febre aftosa no Brasil até 2026, seguindo critérios alinhados às diretrizes da OMSA.

Atualmente, além da Bahia e dos estados recém-incluídos, apenas Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e Mato Grosso são reconhecidos pela OMSA como zonas livres de febre aftosa sem vacinação.

A última campanha de vacinação na Bahia e em outros estados selecionados ocorrerá em abril, marcando o fim de uma era de imunização contra a febre aftosa nessas regiões, enquanto outros estados continuarão com as campanhas de vacinação nos períodos estabelecidos.

Esta conquista representa um passo significativo para o setor agropecuário da Bahia e demais estados beneficiados, promovendo uma produção mais segura e abrindo novas oportunidades de exportação para a pecuária brasileira.


Sem comentários

Os comentários estão fechados.