
Bahia foi atingida por 10 mil raios em maio
Durante o mês de maio, a Bahia enfrentou mudanças climáticas significativas, passando do calor intenso para chuvas e frio em quase todo o estado. De acordo com dados do Climatempo, registraram-se cerca de 10 mil descargas atmosféricas ao longo do último mês. Esse alto volume, combinado com ventos fortes, pode representar riscos de segurança tanto para a população quanto para o fornecimento de energia elétrica.
Vinícius Dutra, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Coelba, explica que o sistema elétrico conta com para-raios em toda a sua extensão, mas o aumento na incidência de raios, que geralmente ocorrem em sequência, pode causar danos significativos às estruturas e interrupções no fornecimento de energia.
Além dos raios, as condições climáticas adversas, como ventos intensos e chuvas fortes, aumentam a possibilidade de objetos e vegetações de grande porte caírem sobre a rede elétrica, obstruindo vias de acesso a bairros e municípios e causando alagamentos. Gean Carlos Andrade, supervisor da Unidade de Programação da Neoenergia Coelba, destaca que a distribuidora possui uma equipe técnica responsável pelo planejamento das podas de árvores que representam riscos ao sistema de distribuição. Até maio, mais de 100 mil podas já foram realizadas em toda a Bahia, e equipes continuam trabalhando para aumentar esse número.
Estatísticas e medidas de prevenção
Do ponto de vista dos riscos de acidentes, a probabilidade de alguém ser atingido por um raio e morrer é de aproximadamente 0,8 por 1 milhão de pessoas por ano no Brasil. No entanto, esse número pode aumentar para 1 em 1.000, dependendo da localização e das ações das pessoas durante uma tempestade.
Por isso, é essencial saber o que fazer e o que evitar ao ouvir um trovão, que é o som característico de um raio. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, cerca de 80% das mortes causadas por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger. Confira abaixo algumas orientações de segurança:
Sorry, the comment form is closed at this time.