
Farol da Barra em Salvador recebe prêmio internacional
O icônico Farol de Santo Antônio, conhecido como Farol da Barra, recebeu o prestigioso Prêmio Farol Patrimônio 2020, concedido pela Associação Internacional de Auxílios Marítimos (Iala), sediada na França. Este reconhecimento é um reflexo das ações de manutenção, acesso público e educação que visam preservar a mais antiga sinalização marítima em funcionamento no Brasil, mantida pelo 2º Distrito Naval (DN). A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira, no Museu Náutico, na Barra, com a presença de autoridades civis e militares. O evento contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).
O prêmio, de grande importância internacional, serve como um incentivo ao turismo e é resultado da colaboração entre a Marinha, o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador, que trabalham em conjunto para valorizar esse importante patrimônio, que atrai milhares de turistas, destacou o comandante do 2º DN, vice-almirante Antonio Carlos Cambra.
A premiação levou em consideração critérios rigorosos, avaliados por um grupo de especialistas. Foram analisados aspectos como a arquitetura, as funções mecânicas do farol, sua herança cultural e seu valor histórico para a cidade, explicou Francis Zachariae, secretário-geral da Iala.
O Farol da Barra competiu com faróis de países como Índia, Japão, Reino Unido e Portugal, conquistando a premiação. Instalado em 1698, o Farol da Barra foi o primeiro sistema de sinalização náutica a entrar em operação nas Américas. Sua torre atual foi construída em 1839 e possui impressionantes 22 metros de altura, tornando-se uma das principais atrações da deslumbrante Baía de Todos-os-Santos, uma zona turística imperdível.
Sorry, the comment form is closed at this time.