
Jerônimo assina acordo de R$ 12 bi para produção de diesel verde na Bahia em Abu Dhabi.
A Bahia vai se tornar um polo mundial de produção de combustíveis renováveis com o investimento da empresa Acelen, que assinou um memorando de entendimentos com o Governo do Estado neste sábado (15), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O governador Jerônimo Rodrigues e o CEO do Mubadala Investment Company, Khaldoon Al Mubarak, participaram da cerimônia que contou também com a presença do presidente Lula e do presidente do país árabe, Mohammed bin Zayed al Nahyan.
O projeto prevê a aplicação de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos para produzir 1 bilhão de litros de diesel verde e querosene de aviação sustentável por ano, a partir de óleos vegetais e gordura animal. A iniciativa vai gerar cerca de 17 mil empregos diretos e envolver a agricultura familiar e a agricultura em larga escala. A empresa vai utilizar culturas agrícolas de alta energia, desde o plantio das sementes até a produção dos combustíveis renováveis.
O governador Jerônimo destacou que o investimento vai contribuir para o desenvolvimento da Bahia e para o cuidado com o meio ambiente. Ele afirmou que o estado vai oferecer incentivos fiscais e investir em infraestrutura e logística para viabilizar o projeto. “Estamos felizes em darmos mais esse passo para seguir com o desenvolvimento do estado. O memorando visa ainda geração de emprego e cuidado com o meio ambiente”, disse.
O vice-presidente de Relações Institucionais da Acelen, Marcelo Lyra, ressaltou que a empresa escolheu a Bahia por sua vocação para as energias renováveis e por sua localização estratégica. Ele explicou que o diesel verde e o querosene de aviação sustentável são combustíveis que reduzem as emissões de gases de efeito estufa e atendem às demandas dos mercados nacional e internacional. “É um investimento muito significativo, com uma cadeia longa e que vai colocar a Bahia na vanguarda da produção de combustíveis renováveis no mundo”, afirmou.
Sorry, the comment form is closed at this time.