Operação na Bahia combate organização criminosa que pretendia levar 600kg de cocaína para Portugal

Operação na Bahia combate organização criminosa que pretendia levar 600kg de cocaína para Portugal

Operação na Bahia combate organização criminosa que pretendia levar 600kg de cocaína para Portugal


Uma operação da Polícia Federal combate o tráfico de drogas e cumpre mandados em Salvador e nas cidades do Porto e Braga, em Portugal, na manhã desta terça-feira (19). A Operação Descobrimento tem o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína.

Estão sendo cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Federal, as investigações começaram após a polícia encontrar 595kg de cocaína em  um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador para abastecimento, no ano passado.

Depois da apreensão, a polícia identificou a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo). 

As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador/BA e pela Justiça portuguesa. A Justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados.

No curso das investigações, a PF contou com a colaboração da DEA (Drug Enforcement Administration – Agência norte-americana de combate às drogas), da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.

*De acordo com a PF, o nome da operação remete à relação histórica entre Brasil e Portugal, bem como ao descobrimento da identidade oculta dos investigados.


Sem comentários

Os comentários estão fechados.