
Paralisação de professores da UESC nesta sexta-feira (24) reivindica reposição das perdas salariais
Nesta sexta-feira (24), o Fórum das ADs se reunirá com o Governo da Bahia para discutir um plano de recomposição das perdas salariais acumuladas nos últimos nove anos. Em apoio ao movimento, professores das quatro universidades estaduais baianas vão paralisar suas atividades por 24 horas e realizar um ato público em Salvador.
Na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além da paralisação no dia 24, a Associação dos Docentes da UESC (ADUSC) realizará uma mobilização na entrada do campus nesta quinta-feira (23), às 07h. A atividade incluirá panfletagem, faixas, carro de som e o tradicional mingau da resistência, com o objetivo de dialogar com a comunidade acadêmica sobre as reivindicações da categoria.
Reunião em Salvador
A reunião com representantes do governo, marcada para esta sexta-feira às 14h, abordará a defasagem salarial dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA). O movimento espera que o governo apresente um plano de recomposição dessas perdas, que, segundo o Dieese, chegam a 42,46% entre 2015 e 2023.
Em abril, o governo anunciou um reajuste salarial entre 4% e 6,97%, dependendo da categoria, dividido em duas parcelas – uma em maio e outra em setembro. No entanto, a tramitação do Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia não avançou, adiando o pagamento da primeira parcela prevista para maio, o que prejudica ainda mais a categoria.
Diante da insuficiência dos índices para repor as perdas acumuladas, o movimento continua a campanha pela reposição salarial.
Enquanto os representantes sindicais estiverem reunidos com o governo, docentes das quatro universidades estaduais baianas farão uma vigília em frente à Secretaria de Educação, demonstrando força e determinação.
Sorry, the comment form is closed at this time.