
Remédios ficam 10% mais caros na Bahia a partir desta sexta (1)
Como é previsto em todo mês de abril, a partir desta sexta-feira (1º) os remédios irão ficar mais caros na Bahia. As farmácias já estão autorizadas a aplicar o reajuste de 10,89% aprovado para o setor neste ano. Em 2020, o Governo Federal adiou a alta por causa da pandemia da Covid-19. Mas, desde 2021, a correção anual voltou a ocorrer normalmente no quarto mês do ano.
A única diferença é que a taxa ultrapassou o valor da inflação. Pelo cálculo – com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulada nos últimos 12 meses até fevereiro – o aumento deveria ser de 10,54%. Mas, de acordo com o Sindicato da Indústria Farmacêutica foi levado em consideração outros fatores como os custos de produção.
O cálculo para atualizar os valores dos remédios é feito uma vez por ano pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMDE).
Por meio de nota, o Sindusfarma assegurou que o repasse, embora autorizado para vigorar a partir de hoje, não será automático, nem imediato, devido à concorrência entre as empresas.
De acordo com a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o varejo deverá repassar os aumentos recebidos dos laboratórios.
Sorry, the comment form is closed at this time.