
Aprovação de Lula cai a 24% e é a pior de todos os seus mandatos, aponta Datafolha
A mais recente pesquisa Datafolha revela que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 24%, índice mais baixo de todos os mandatos do petista à frente da Presidência. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (14), também indica que 41% dos entrevistados consideram o atual governo ruim ou péssimo — percentual inédito na trajetória política de Lula —, enquanto 32% julgam a gestão como regular.
Queda de popularidade e crise política
Em dezembro, o Datafolha havia registrado 35% de aprovação, 34% de reprovação e 29% de avaliação regular. A pior marca anterior de Lula no instituto datava de 2005, durante o escândalo do mensalão, quando atingiu 28% de “ótimo” ou “bom”.
O levantamento atual ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades, entre segunda (10) e terça-feira (11), com margem de erro de dois pontos percentuais.
Principais fatores
A pesquisa foi realizada após a chamada “crise do Pix”, que ganhou força em janeiro, quando o governo cogitou fiscalizar transações acima de R$ 5 mil. A medida enfrentou forte reação da oposição, acusando o Planalto de controle indevido e taxação do sistema de pagamentos. Diante da repercussão negativa, o governo recuou da proposta e trocou o comando da Secretaria de Comunicação (Secom), agora liderada por Sidônio Palmeira.
Outro ponto de desgaste recente envolve a inflação dos alimentos. O governo tentou discutir estratégias para baixar os preços, mas frases como a sugestão de o consumidor “deixar de comprar itens caros” ou trocar determinados produtos por outros mais baratos foram alvo de críticas da oposição, ampliando o debate sobre o alto custo de vida.
Outras notícias sobre política e atualidades você encontra no Ilhéus Eventos. Acesse www.ilheuseventos.com.br e siga nosso perfil no Instagram @ilheuseventos.
Sorry, the comment form is closed at this time.