Contas de luz ficam mais baratas a partir de hoje com o fim de bandeira tarifária

Contas de luz ficam mais baratas a partir de hoje com o fim de bandeira tarifária

Contas de luz ficam mais baratas a partir de hoje com o fim de bandeira tarifária

As contas de luz passam a ficar mais baratas a partir deste sábado (16) em todo o país com a adoção da bandeira tarifária verde, que não tem cobrança de taxa extra no consumo de energia elétrica. O governo estimativa que a conta de luz ficará cerca de 20% mais barata com a mudança da bandeira tarifária mais grave (escassez hídrica) para a menos restritiva (verde).

Além disso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) diz que há grande probabilidade de a bandeira verde permanecer vigente até o fim do ano, pois estudos do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) indicam que não há a necessidade de cobranças adicionais na conta de luz em 97% dos cenários projetados para 2022.

A mudança de bandeira foi possível devido às fortes chuvas que vêm ocorrendo desde outubro e recuperaram o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Desde setembro, a bandeira em vigor era a de escassez hídrica, que ampliava o custo em R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Ela foi criada em 2021 porque o Brasil passou pela maior crise hídrica em quase um século, que secou os reservatórios e obrigou o acionamento das usinas termelétricas, que produzem uma energia mais cara (e, por isso, demandam a cobrança extra).

A bandeira de escassez hídrica está acima da bandeira vermelha patamar 2, que vigorou entre junho e agosto do ano passado e era até então a cobrança extra mais crítica do sistema de bandeiras tarifárias adotado pela Aneel.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.