
Governo Federal anuncia nova carteira de identidade; veja o que muda
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (23), a nova carteira de identidade do Brasil que entrará em vigor no dia 1º de março.
Atualmente, se um cidadão perde o RG e solicita em estado diferente daquele em que retirou o documento, ele receberá uma carteira de identidade com numeração diferente. Assim, no modelo atual, é possível ter até 27 números de RG no Brasil. Com o novo modelo, esse número será unificado em todas as unidades da federação por meio do CPF – Cadastro de Pessoa Física.
O novo RG terá código MRZ (Machine Readable Zone) e poderá ser lido por equipamentos.
De acordo com o decreto publicado na tarde de ontem, as secretarias de Segurança Pública, responsáveis por disponibilizar o documento, devem se adequar ao novo formato até 03 de março do ano que vem.
O governo federal estabeleceu que o modelo atual terá validade de 10 anos para brasileiros com mais de 60 anos, e legitimidade por prazo indetermidado para cidadãos com idade superior a 60.
Segundo o Executivo, o objetivo da mudança é reduzir a burocratização e impedir fraudes, uma vez que será possível verificar a autenticidade do documento por QR Code.
Para emitir a nova identidade, é necessário apenas apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. Não haverá custos para o cidadão.
Sorry, the comment form is closed at this time.