Lula diz que não quer ‘compromisso’ de indicar mulher ou negro ao STF

Lula diz que não quer ‘compromisso’ de indicar mulher ou negro ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou se comprometer a indicar uma mulher ou negro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). Em café da manhã com jornalistas nesta quinta-feira, Lula declarou que adotar um critério identitário para a escolha do futuro ministro do tribunal é um compromisso que não quer ter nesse momento.

Embora tenha ressaltado que a sensibilidade social será um dos critérios levados em conta na escolha, Lula destacou que sua indicação será uma pessoa altamente gabaritada do ponto de vista do jurídico. No momento, os favoritos para o posto não correspondem ao perfil de mulher ou negro, mas o movimento para a indicação de uma mulher negra para a vaga se intensificou após o apoio público de ministros do próprio governo e do ministro Edson Fachin, do STF.

Lula também afirmou que não vai indicar ninguém “pensando num futuro problema do presidente da República” e que não tem pressa para a definição. Ele garantiu que a escolha será bem pensada e discutida e que o nome indicado fará justiça ao povo brasileiro.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.