
Uso de máscara deixa de ser obrigatório em Ilhéus
Com melhora do cenário da pandemia na cidade, a Prefeitura de Ilhéus retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras, com exceção dos hospitais e demais estabelecimentos de saúde, tais como: clínicas; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); farmácias e locais onde se prestem atendimento ao público, pelos respectivos funcionários, servidores e colaboradores.
Nesses espaços, a proteção continua sendo exigida, bem como para contato com pessoas que testaram positivo para a Covid-19, mesmo que assintomáticas. A nova regra já está em vigor. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) destaca que o uso da máscara também é recomendado para o público mais vulnerável, sobretudo idosos e pessoas com comorbidades, visto que foi primordial para salvar vidas.
Além disso, conforme a Sesau, é importante que a população procure as unidades de saúde para completar o esquema vacinal e intensificar a proteção contra a doença. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da quarta-feira (13). A flexibilização considera a progressão da cobertura vacinal no município, a queda de casos ativos, na taxa de ocupação de leitos de UTI e, consequentemente, de óbitos em decorrência da Covid-19.
Embora o uso seja facultativo na maioria dos ambientes, a pessoa poderá fazê-lo sempre que se sentir desconfortável ou caso haja necessidade. Pela primeira vez desde o início da pandemia, Ilhéus não registrou nenhum caso positivo no intervalo de 24 horas. Ademais, a cidade não contabiliza mortes por Covid-19 há mais de um mês, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Sesau nesta quinta-feira (14).
Sorry, the comment form is closed at this time.