
Agricultura familiar impulsiona Bahia à liderança nacional na produção de cacau
A Bahia voltou a liderar a produção nacional de cacau em 2023, superando o estado do Pará com uma produção de 139.011 toneladas de amêndoas, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE. O retorno ao topo foi impulsionado principalmente pela agricultura familiar, que representa 80% dos estabelecimentos rurais dedicados ao cultivo de cacau no estado.
O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, destacou que mais de R$ 100 milhões em investimentos do Governo do Estado, aliados a estratégias de apoio ao segmento, foram determinantes para esse avanço. “Investir nesse setor trouxe um novo cenário para a Bahia, ampliando a produção, a produtividade e a qualidade do cacau”, afirmou Jeandro.
Entre as iniciativas que contribuíram para o crescimento do setor está o programa Cacau +, implantado no baixo-sul da Bahia. Realizado em parceria com o consórcio público Ciapra, o projeto beneficiou mais de 2.400 agricultores familiares e foi reconhecido internacionalmente como um exemplo de sucesso no evento Partnership Meeting 2024, da World Cocoa Foundation.
Além disso, investimentos em cooperativas como Bahia Cacau e Natucoa têm fortalecido a produção e comercialização de chocolates baianos. A Bahia Cacau inaugurou sua terceira loja em Vitória da Conquista, enquanto a Natucoa, voltada para a produção de chocolates veganos, se destaca pela alta qualidade de seus produtos.
Esses esforços não só consolidaram a liderança da Bahia na produção de cacau no Brasil, como também abriram novas oportunidades para expandir a presença do cacau baiano nos mercados internacionais.
Para mais notícias sobre a agricultura familiar e o mercado de cacau, acesse www.ilheuseventos.com.br e siga a gente no Instagram @ilheuseventos!
Com informações do Blog Pimenta.
Sorry, the comment form is closed at this time.