
BYD Dá o Start em Gigante Complexo Industrial em Camaçari e Promete Revolução Verde com 10 Mil Novos Empregos
Camaçari entra na rota do futuro sustentável com o pontapé inicial nas obras do colossal complexo industrial da BYD. A montadora, gigante chinesa do setor de veículos elétricos e híbridos, escolheu a Região Metropolitana de Salvador para erguer seu maior polo fora da China. E não é pra menos: o projeto, orçado em R$ 3 bilhões, promete não apenas revolucionar a mobilidade, mas também gerar cerca de 10 mil empregos diretos na Bahia.
O espaço, antes um símbolo da Ford que fechou as portas em 2021, agora renasce com a visão futurista da BYD. A partir de 2025, a planta vai produzir uma gama de veículos elétricos, além de chassi para ônibus e caminhões elétricos. Mas o plano ambicioso não para por aí: processamento de lítio e ferro fosfato para baterias também está na agenda.
A cerimônia de início das obras contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, juntamente com os secretários da Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, Manoel Vitório e Ângelo Almeida, respectivamente, que assinaram o contrato passando oficialmente o terreno para as mãos da BYD. Entre sorrisos e apertos de mão, estavam também Tyler Li, presidente da BYD Brasil, e Alexandre Baldy, conselheiro especial da companhia, reafirmando o compromisso de fazer história em Camaçari.
E a BYD já chega causando impacto: além dos empregos, a expectativa é que o novo complexo ajude a descarbonizar o setor automotivo, colocando Camaçari como referência não só no Brasil, mas no mundo todo. “Cada carro que sair daqui levará um pedaço de Camaçari pelo mundo afora”, destaca o governador Jerônimo Rodrigues, apontando também para o fluxo de negócios e turismo que o projeto deve trazer para a região.
Mas não é só de carros que vive a inovação. O governo estadual já está de olho em aprimoramentos na infraestrutura local, como segurança, educação, saneamento e saúde, para garantir que Camaçari esteja pronta para essa nova era. “A cidade vai ganhar um novo perfil”, promete Rodrigues, antecipando também incentivos para novos investimentos no setor de hospitalidade.
Alexandre Baldy, da BYD, revela que a estratégia inclui fortalecer uma rede de fornecedores locais e nacionais, com um olhar especial para a fabricação de baterias de lítio. “Queremos nacionalizar ao máximo a produção, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, explica Baldy.
Com a pedra fundamental já no lugar desde outubro do ano passado, Camaçari se prepara para se tornar sinônimo de inovação e sustentabilidade. A BYD, com seus planos audaciosos, está pronta para acelerar não só na fabricação de veículos mais limpos, mas também na transformação econômica e social da região. Camaçari, prepare-se: o futuro verde começa agora!
Sorry, the comment form is closed at this time.