Prefeito de Itabuna Anuncia Apoio e Distribui Sementes para Agricultura Familiar

Prefeito de Itabuna Anuncia Apoio e Distribui Sementes para Agricultura Familiar

A manhã desta terça-feira foi marcada pelo apoio contínuo do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, à agricultura familiar. Em evento na Associação Grapiúna de Agricultores Familiares (AGRAFAN), foram entregues aproximadamente 600 quilos de sementes de milho a 14 associações de agricultores, iniciando o período de plantio pós-festividades juninas. Em uma iniciativa de fomento ao desenvolvimento agrícola sustentável, o prefeito aproveitou para comunicar o auxílio na reforma da sede da AGRAFAN, que será realizada em regime de mutirão com materiais de construção doados.

Durante o quarto ano consecutivo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna tem sido um pilar para o cultivo local, distribuindo não apenas sementes de milho, mas também de hortaliças. Castro reforçou o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso a recursos para as famílias rurais, evidenciando outros benefícios como doações de cestas natalinas, peixes na Semana Santa e assistência técnica durante todo o ano.

“Itabuna destaca-se como a quinta cidade no Brasil com maior investimento no fortalecimento da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos”, ressaltou o prefeito, reconhecendo o papel vital dos pequenos produtores na comunidade.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, salientou a qualidade e a precocidade das sementes distribuídas, um diferencial que reflete a política adotada desde 2021 para sustentar a tradição e a economia local. A colheita prevista, que ultrapassa o consumo familiar, deverá abastecer o mercado a partir de junho, na Feira do Produtor em Pontalzinho.

Davidson Araújo, presidente da AGRAFAN, expressou otimismo quanto à safra devido à qualidade das sementes e às condições climáticas favoráveis. “Cerca de 250 membros da associação serão diretamente beneficiados pela produção do milho, com a vantagem do excedente ser comercializado, fortalecendo a economia local”, compartilhou Araújo, evidenciando a importância da iniciativa para a comunidade agrícola de Itabuna.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.