Porque apoiamos Valderico Jr. para Deputado Federal

Porque apoiamos Valderico Jr. para Deputado Federal

O Ilhéus Eventos decidiu apoiar a candidatura de Valderico Junior a deputado federal. Neste espaço, ao tempo em que anunciamos a decisão, explicamos seus motivos.

É muito comum ouvirmos que Ilhéus e região não têm representantes na Câmara dos Deputados. Também não é novidade que a profusão de candidaturas aumenta a tendência de maior fragmentação dos votos.

Foi assim em 2018, por exemplo, quando não elegemos representantes para as casas legislativas do Estado e da Federação.

É legítimo que os atores políticos apresentem suas candidaturas, desde que não sejam impedidos por causas de inelegibilidade, mas a proliferação numerosa delas indica falta de coesão regional. Com várias frentes desarticuladas, repetimos em 2022 o erro de 2018.

Atribui-se a Albert Einstein a constatação de que é insano fazer sempre a mesma coisa quando se espera resultados diferentes. Eis um alerta importante às lideranças políticas do sul da Bahia.

Ilhéus e Itabuna têm mais de 20 candidatos a deputado federal. A maior parte não entrou na disputa para vencer. Numa análise profunda dessa conjuntura, Valderico Junior é o que tem mais chances de ser eleito.

O empresário ilheense já mostrou força em 2020. Naquela eleição, recebeu mais de 20 mil votos, mesmo enfrentando as máquinas dos governos municipal e estadual. No seu primeiro pleito, superou nomes já consolidados no cenário político e foi o segundo candidato a prefeito mais votado em Ilhéus.

Desde então, o que temos visto é o crescimento da capacidade de articulação política de Valderico Junior, que, após a fusão do DEM, que ele já dirigia, com o PSL, tornou-se o presidente do União Brasil em Ilhéus, o partido do candidato a governador ACM Neto.

A candidatura de ACM Neto, franco favorito nesta eleição, também pesa muito a favor de Valderico Junior, que já mostrou ser o homem de confiança de Neto no sul da Bahia.
Por fim, importante frisar que adotamos postura transparente diante dos nossos leitores e leitoras e aproveitamos para assegurá-los de que essa decisão editorial, em nenhum momento, prejudicará o respeito ao compromisso de produzir e veicular informação de credibilidade para a nossa audiência.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.