
UESC celebra duas décadas do pioneirismo na oferta do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI) no Brasil.
O Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), instituiu o primeiro curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI) do Brasil em resposta às transformações do mercado de trabalho no país, que já exigiam profissionais capacitados em línguas estrangeiras nos negócios internacionais. Autorizado pela Resolução nº 11/2002 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade, o curso LEA-NI comemora seu 20º aniversário neste mês de abril.
O curso de formação em LEA-NI surgiu na França na década de 1970 como resposta às novas demandas do mercado global em meio à crescente internacionalização de empresas. A Uesc adaptou o formato do curso francês ao contexto brasileiro, mantendo o seu pioneirismo e o compromisso de fortalecer a cooperação internacional entre as instituições de ensino superior visando ampliar as competências profissionais nas diversas áreas do conhecimento.
O projeto do Curso LEA-NI foi elaborado na Uesc em forma de cooperação internacional mediante convênio assinado em 2000 entre a Uesc e a Universidade de La Rochelle (França). O formato do curso originalmente francês foi adaptado ao contexto brasileiro, unindo três línguas estrangeiras (francês, inglês e espanhol) a conteúdos de Administração, Economia, Direito, dentre outras áreas. O profissional de LEA atua em consultoria em negociações internacionais, mediação de conflitos, captação de investimentos, tradução e análise de documentos, organização de eventos, internacionalização de empresas, marketing internacional, economia internacional, hotelaria e turismo, diplomacia, logística, dentre outras áreas.
Em 2020, foi publicado o novo Projeto Pedagógico do Curso com a reformulação da grade curricular e ênfase em três eixos temáticos para formação do discente: Turismo e Hotelaria, Comércio Exterior e Tradução e Interpretação. Com a entrada de uma turma por ano e seleção através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o curso oferece 32 vagas e oportunidades de muitos intercâmbios.
A Uesc mantém convênio com várias universidades internacionais, como a Université de La Rochelle e Université Paul-Valéry Montpellier, na França; Universidad de Oviedo e Universidad Complutense de Madrid, na Espanha; e Universidad Pedagógica Nacional, na Colômbia. Os discentes do LEA podem concorrer aos demais convênios da instituição em igualdade com todos os demais alunos da Universidade.
Sorry, the comment form is closed at this time.