Uesc participa do 71º Fórum Nacional da Abruem

Uesc participa do 71º Fórum Nacional da Abruem

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o você-reitor Mauricio Moreau participam do 71º Fórum Nacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento está sendo realizado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, com o tema “Ética, estética e inteligência artificial”.

A solenidade de abertura trouxe uma mesa com a presença da reitora e do vice-reitor da UEMG, professores Lavínia Rosa Rodrigues e Thiago Torres Pereira; do presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Odilon Máximo; da assessoria de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Leandra Felícia Martins; e da coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Andrea Carvalho Vieira.

A reitora da UEMG, professora Lavínia, falou sobre a oportunidade, oferecida pelo fórum, para que as universidades reafirmem seus referenciais e legados, assim como as experiências acumuladas dos docentes, técnicos-administrativos e discentes, os sujeitos históricos das instituições. A reitora também discorreu sobre o tema do evento .

“Por que discutir a ética, a estética, e inteligência artificial? Ousadia e necessidade talvez fossem duas boas respostas. Contudo, estamos caminhando por lugares que estão cada vez mais inundados, com as possibilidades e desafios trazidos pela inteligência artificial. Seremos capazes de garantir que seu potencial seja explorado de maneira ética e benéfica para todos e todas? Como o fazer educacional será e está sendo ressignificado? As respostas não estão prontas e as não respostas também são muitas”, enfatizou.

O presidente da Abruem, professor Odilon, reitor da Uneal destacou o caráter propositivo e democrático do evento, com seus debates e discussões, e reafirmou o papel das universidades na produção de ciência e de conhecimento. “Nosso coletivo de reitores e reitoras representa a diversidade de nossas universidades. Nós compreendemos o papel fundamental de nossas universidades públicas, estaduais e municipais, e esperamos que possamos ser reconhecidos mais valorizados”, afirmou.

O 71º Fórum Nacional acontece até o fim da tarde desta sexta-feira (24/5). A programação inclui uma série de palestras, com convidados de diferentes universidades.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.