
Ministra do esporte defende inclusão de atletas ‘trans’ na modalidade feminina
A ministra do Esporte Ana Moser defendeu incluir atletas trans nas disputas como forma de inclusão. Ela disse que há uma forte discussão ideológica sobre o assunto e “muito barulho”, mas que é preciso ter cuidado para respeitar os direitos estabelecidos e acompanhar os “avanços que a ciência faz em torno do tema”
Apesar de a ministra não citar a inserção de atletas trans na modalidade feminina, é nessa categoria que desejam entrar. Porém, já é comprovado que homens biológicos têm uma estrutura mais forte do que as mulheres, mesmo após a tratamento “redesignação” sexual. O desenvolvimento sob influência de hormônios masculinos após a puberdade dá vantagens que dificilmente são perdidas com a transição hormonal feminilizante.
A ministra, porém, afirmou haver parâmetros que estão sendo analisados e testados na prática, como tempo de transição e nível de hormônios. Com isso, Moser destacou que o presidente Lula (PT) deu a “missão” de transformar o esporte em um meio que dá atenção aos “mais necessitados”.
Sorry, the comment form is closed at this time.