
Mulheres Ilheenses representam o Brasil em Mundial de Pesca, no Reino Unido
As pescadoras Vilma Souza (campeã em 2016) e Maria Neuza, atual campeã de 2017, ambas sagradas como as melhores pescadoras nacionais, são filiadas ao Clube de Pesca de Ilhéus e representam a cidade em diversas competições.
É que elas fazem parte do time Brasil de pesca, na modalidade surfcasting e se juntarão a outras três atletas para disputar entre 14 e 27 de outubro, o Campeonato Mundial de Pesca, no País de Gales, Reino Unido.
Desde pequena, Maria Neuza gostou de pescar junto com seu pai, mas foi há 14 anos que decidiu investir na carreira esportiva. Atual campeã brasileira, a ilheense argumenta que o a pesca surfcasting acontece em praia em situações de mar revolto.
Time Brasil – Além de Vilma Souza e Maria Neuza, a seleção brasileira de pesca que disputará o mundial é formada por Magali Menezes, de Sergipe; Joselda Josefa, do Recife e Alice Komoto, de Fortaleza, esta última, a terceira melhor do mundo em 2017, na África do Sul. Segundo as atletas, a delegação brasileira será formada por 14 pessoas, incluindo capitão e sub-capitão.
Dificuldades –Vilma e Neuza, ambas com cerca de 15 anos de pesca, treinam firme para o mundial, mas esbarram na falta de equipamentos modernos e do principal: falta de patrocínio.
Embora tenham que enfrentar tais obstáculos, as meninas da pesca, como são chamadas, acreditam que até às vésperas do mundial, conseguirão viajar com tudo pronto, já que precisam estar naquele país cerca de uma semana antes para participarem do treino oficial.
Outra dificuldade, segundo elas, serão as provas noturnas em águas frias das penínsulas do Reino Unido, nas regiões costeiras conhecidas por estarem entre os melhores pontos de pesca marítima onde a luz parece mais suave e o ar fresco.