
16 estupros registrados em 3 meses em Ilhéus
A Frente Parlamentar das Mulheres realizou na segunda-feira (3) mais um encontro virtual. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as reuniões são realizadas remotamente, via internet.
A reunião de segunda-feira teve como pauta a apresentaçãdo do diagnóstico de atendimento às mulheres no município de Ilhéus.
Para isso, o evento contou com representantes da secretaria municipal de desenvolvimento social, segurança pública, vereadora Professora Enilda (mediadora do encontro), vereador Ivo Evangelista, deputada estadual Fátima Nunes e membros da sociedade civil.
Através dessa reunião foi possível conhecer números sobre a violência contra as mulheres ilheenses de pouco acesso para a maioria dos cidadãos.
De acordo com a titular da Delegacia Especializada no atendimento à Mulher (DEAM), Camila França, de janeiro a março de 2021 foram registradas 146 ocorrências por ameaça, 75 por lesão corporal, 1 por assédio sexual, 02 por importunação sexual, 03 por estupro e 13 por estupro de vulnerável.
A delegada também trouxe os números levantados em 2020: 02 feminicídios, 257 lesões corporais, 390 ameaças, 12 estupros, 33 estupros de vulneráveis, 0 assédio sexual, 04 importunação sexual.
Já o Capitão da Polícia Militar, Fábio Magalhães, comandante da 70⁰ CIPM, destacou que entre os bairros com o maior número de ocorrências na área de atuação da Companhia estão a Av. Esperança e Teotônio Vilela, na zona norte da cidade.
Apesar da diminuição, até o momento, dos casos registrados de violência contra a mulher, os representantes do poder público acreditam que isso se deve ao fato da pandemia, que traz transtornos como dificuldade de transporte e até mesmo convívio maior, em alguns casos, com o agressor.
O Major da PM, Wesley Bonfim, comandante da 68° CIPM, acredita que uma das formas de combate à violência contra a mulher é criar debates sobre o assunto com homens, principais agressores. Ele afirmou, inclusive, que existe a idealização de um projeto neste sentido.
As reuniões da Frente Parlamentar das Mulheres acontecem na primeira segunda-feira de cada mês e atendem ao objetivo da Frente de ser um espaço de debate constante e permanente, onde as mulheres, compondo esta representação, possam elevar suas pautas a níveis mais práticos e concretos no que tange a formulação de leis no município de Ilhéus.
Sorry, the comment form is closed at this time.