Alunos aprovam inicio das atividades não presenciais da UESC

UESC

Alunos aprovam inicio das atividades não presenciais da UESC

Alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) retomaram as aulas no período letivo trimestral excepcional e temporário das atividades de ensino de graduação e pós-graduação, no dia cinco. Em função da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, as atividades estão sendo realizadas com o uso e desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem por meio de formas não presenciais, prioritariamente por processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como alternativas às atividades presenciais.

Nessa modalidade, os alunos poderão acompanhar, através da internet, o conteúdo ministrado pelos professores de forma síncrona – simultânea – ou assíncrona – quando o material fica salvo ou gravado para acesso posterior. O primeiro dia de aula foi positivo para a maioria dos estudantes e professores.

O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes de Santana, avaliou o momento admitindo reconhecer os desafios para concretizar o trimestre excepcional. “Vamos estar todos juntos e empenhados, mostrar que a Uesc está cumprindo o papel de alta relevância para sociedade e nós teremos que continuar a acolher, com muito carinho e atenção, os nossos alunos. Volto a lembrar que ainda estamos em isolamento social. Precisamos estar atentos para um momento muito sensível na vida das pessoas e isso requer de cada um de nós, docentes, um trato muito especial na aplicação daquilo que a nossa profissão requer”.

“Eu agradeço a toda comunidade acadêmica o empenho, crendo que os desafios serão superados e, de uma maneira democrática, vamos convergir para uma Uesc cada vez maior, voltada para o fortalecimento do tecido sócio-econômico da Região, da Bahia e do Brasil”, afirmou o reitor.

Para o professor Mauricio Moreau, vice-reitor da Uesc, as expectativas são positivas. “Conversei com alguns alunos, afirmaram que as primeiras aulas não presenciais superaram as expectativas. Creio que a interação entre discentes, docentes e a Universidade evolua com o desenrolar das atividades. Também, alguns professores demonstraram entusiasmo, se prepararam para esse primeiro momento estudando essas tecnologias ativas e necessárias para desenvolver a interatividade com os alunos”.

A estudante do curso de Letras, Alice Maria da Costa, achou o primeiro dia de aula remota muito tranquilo. “Os professores nos deixaram confortáveis e com um canal aberto de discussão sobre nossas expectativas para o trimestre”.

“A princípio, eu tive uma boa impressão à respeito das aulas online. Pela manhã foi o meu primeiro contato e, antes mesmo do início das aulas, o professor já se demonstrava interessado em estabelecer uma boa comunicação com seus alunos. Por enquanto, nós, estudantes, tivemos a oportunidade de conhecer o professor e ele nos conhecer, bem como o seu planejamento para esse Trimeste Letivo Excepcional sempre acolhedor e disponível para sanar nossas dúvidas e dificuldades. Tenho boas expectativas para as aulas online, apesar de ser caloura e estar me adaptando aos professores e ao curso”, disse Laís Silva Eutímio de Carvalho, 1° Semestre de Direito.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.