Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus tem portas arrombadas e alguns materiais de acervo furtados — Ilhéus Eventos

Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus tem portas arrombadas e alguns materiais de acervo furtados

Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus tem portas arrombadas e alguns materiais de acervo furtados

A casa onde Jorge Amado morou até os 18 anos, em Ilhéus, foi arrombada e alguns materiais do acervo do escritor foram furtados na sexta-feira (4). Os autores do crime não foram identificados até o início da tarde deste sábado (5).

O imóvel é um espaço de visitação, que foi interditado pela prefeitura, em janeiro deste ano, para passar por uma restauração. Desde então, a maior parte das peças do acervo do artista estão em exibição no Teatro Municipal, localizado a poucos metros da residência, no Centro da cidade.
O material inclui livros de autoria de Jorge Amado, além de esculturas e móveis que pertenciam ao autor e à família dele.

A secretária de Cultura, Anarleide Cruz Menezes, informou que um comitê para obras emergenciais está sendo montado, com representantes da Prefeitura e de outras secretariais municipais, para entregar a reforma o quanto antes. No entanto, ainda não há uma previsão para o fim do serviço.

Enquanto isso, as peças do acervo do artista ficarão em exibição no Teatro Municipal, localizado a poucos metros da residência em reforma, no Centro da cidade. O material inclui livros de autoria de Jorge Amado, além de esculturas e móveis que pertenciam ao autor e à família dele.

Confira nota na íntegra da Prefeitura

“A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, deu um passo importante para a valorização do legado do escritor Jorge Amado, um dos maiores expoentes da cidade e da literatura brasileira. Com o objetivo de reformar a Casa Jorge Amado, a administração pública transferiu o acervo cultural para o Teatro Municipal de Ilhéus, onde promoverá uma exposição ao público, a partir desta quinta-feira (09).

A iniciativa, que busca resgatar a memória do escritor e a cultura de Ilhéus, contou com as presenças do prefeito Valderico Junior, da secretária de Cultura, Anarleide Menezes, e do deputado estadual Pedro Tavares.

“Preservar o acervo de Jorge Amado é preservar a história de Ilhéus e a identidade do nosso povo. Vamos resgatar uma de nossas maiores riquezas: a cultura”, afirmou o prefeito.

O acervo inclui itens como máquina de escrever, máquina de costura, quadros, livros, um piano e outros objetos pessoais do escritor, que, apesar do evidente valor cultural, estavam em salas fechadas, sofrendo com a degradação do tempo. Agora, os itens receberão os cuidados necessários para sua conservação e estarão acessíveis a visitantes e população”. Informações do G1.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.