
Comércio não abrirá no dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus
O Comércio de Ilhéus não funcionará na próxima segunda-feira (23), dia de São Jorge, Padroeiro do município, a informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (20) pelo comunicador Vila Nova, apresentador do programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM. De acordo com Vila, apenas a Magazine Luiz, pretende abrir as portas na segunda.
O comunicado veio depois de repercussão da matéria: “Ilhéus: Comércio funcionará no dia do padroeiro da cidade, padre se revolta no facebook”, bem como repercussão de mensagem do Padre José Cristo na rede social. Várias pessoas contestaram a decisão e demonstraram apoio ao Padre. A data comemora o transcurso do dia de São Jorge, padroeiro da cidade, que acontece desde o período de Capitania Hereditária.
De acordo com a tradição católica, São Jorge foi um soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado, tempos depois, como mártir cristão. Na hagiografia (estudo sobre a vida dos santos e seus atos heroicos), São Jorge é um dos santos mais venerados, tanto pela Igreja Católica Romana quanto pela chamada Igreja Ortodoxa.
O santo padroeiro em diversas partes do mundo é imortalizado na lenda em que mata o dragão. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A cidade homenageia, ano após ano, o seu padroeiro, como também presta homenagens a Nossa Senhora das Vitórias no dia 15 de agosto e São Sebastião no 20 de janeiro, padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município.