
Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável promoveu audiência pública com o tema Desenvolvimento Social
O Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS) promoveu a sexta audiência pública com o tema “Desenvolvimento Social”, na quarta-feira (14). A ação foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores, das 9 às 12 horas, e reuniu servidores, especialistas, líderes comunitários e qualquer pessoa interessada no tema.
A Controladoria Geral do Município foi a responsável por trazer o poder público e a sociedade civil para debater esse momento, que começou com a fala do controlador Alex Souza e seguiu com a apresentação do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, explanando sobre os avanços da sua pasta nos primeiros dois anos de ação.
Diversos indicadores foram exibidos aos presentes. “Foi um momento muito valioso para o poder público, pois ouvimos a sociedade civil de perto e podemos mostrar, através de informações precisas, o que já fizemos de bom para o social. Agora, continuarmos avançando com uma política pública de diálogo com a comunidade e buscando o desenvolvimento social através dos conceitos das cidades sustentáveis”, afirmou Rubenilton.
Indicadores – Logo após as explanações, foi aberto espaço para perguntas de diversos setores da sociedade. Também foram pontuadas sugestões de novos indicadores e ações que a Secretaria de Desenvolvimento Social pode realizar. O controlador geral do município, Alex de Souza, ressaltou a importância do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável. “O CEIS foi constituído pelo poder público, através do prefeito Mário Alexandre, no mês de julho e tem a coordenação da CGM”.
Explica ainda que a função do CEIS é apresentar as metas estabelecidas para cada secretaria, que apresentam indicadores de cada pasta para ficar na plataforma das cidades sustentáveis organizada pela ONU – Organização das Nações Unidas. “Tudo isso contando com a participação da sociedade civil, através de audiências públicas, onde todos podem sugerir, criticar e opinar sobre o plano que o município está fazendo para atuar em diversas secretarias”, diz Alex Souza.
E continua: “após esse momento, iremos elaborar o plano de metas e, em 2019 e 2020, faremos o monitoramento das ações e avaliações das ações de cada secretaria, analisando se houve avanço ou retrocesso no setor e traçando novas estratégias de ação para melhorias da qualidade de vida da sociedade. Assim, a controladoria cumpre com sua obrigação ao proporcionar essa oportunidade do controle externo avaliar a gestão através de um diálogo participativo”.